O projeto, na construção civil, é de fundamental importância para a qualidade, a sustentabilidade e para eficiência dos processos nos empreendimentos. É nesta fase que se tomam as decisões que trazem maior repercussão nos custos, velocidade de execução e qualidade. Diversos estudos apontam os projetos como responsáveis por mais da metade das patologias que ocorrem nos edifícios, enfatizando sua importância.

img_02_origem_das_patologias

Figura 01: origens de problemas patológicos das construções (MOTTEU e CNUDDE, 1989)

O projeto exerce considerável influência sobre os custos das edificações, principalmente devido à grande possibilidade de alternativas existentes nesta fase, entretanto, é justamente aqui que pouco investimento é realizado. É fundamental que o empreendedor valorize a fase de projeto para obtenção da qualidade no empreendimento. Estudos realizados pelo grupo Construction Industry Institute (CII, 1987) mostram a importância das fases iniciais do empreendimento, onde as decisões tomadas são as que têm maior capacidade de influenciar o custo final.

img_03_custo_tempo

Figura 02: Avanço do empreendimento em relação à chance de reduzir o custo de falhas do edifício (HAMMARLUND e JOSEPHSON, 1992)

Apesar dessa importância para os custos, para a qualidade e para o desenvolvimento do empreendimento em geral, os projetos de edificações no Brasil, na maioria das vezes, são contratados segundo critérios de preço do serviço, sem levar em conta questões como a qualidade e a integração entre as diversas disciplinas de projeto e estas com o processo construtivo da empresa.

Investir em projetos de qualidade trará como retorno empreendimentos com maior qualidade e maior eficiência na execução, ou seja, menos imprevistos e menor custo global do empreendimento. A Figura 03 ilustra o potencial de redução no custo e no prazo que pode ser conseguido com maior investimento em projetos.

img_04_custo_tempo

Figura 03: custo do empreendimento x tempo (Mikaldo, 2006)

A etapa de projeto é a mais estratégica do empreendimento com relação aos gastos de produção e agregação de qualidade ao produto.